segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Helena, a filósofa


A Dani, minha amiga, editora do Viver Bem, da Gazeta do Povo, fez uma homenagem linda linda para Helena. Reproduzo aqui:


Helena, a filósofa

Publicado em 17/10/2010 Danielle Brito

Há um momento em que as crianças começam a en­­­­tender o mundo e a expressar sua pró­­­pria vi­­­são so­­­­­bre as coisas. Helena, 7 anos, minha afilhada por afinidade, solta frases cada vez mais elaboradas e, sobretudo, engraçadas. Com a ajuda da mãe, Katia Michelle, separei alguns pensamentos desta pequena filósofa:

“– Mãe, vou pedir um cachorro de Natal.
– Helena o Papai Noel não traz animais de presente...
– Como você sabe?
– Bem, eu já passei por muitos natais.
– Ah, eu sei...1.975, né?”
Vendo uma cena romântica e mostrando porque as mulheres são diferentes:
“– Mãe o que ele disse?
– Que está indo embora.
– Não, o que ele quis dizer com o que ele disse?”
– Mãe, me dá suco?
– Não. Termina a sopa primeiro.
– Por quê?
– Porque faz mal bebida gelada e comida quente ao mesmo tempo!
– Mãaae, a vida é um desafio!” (hã?)
“Helena, tira esse cabelo do olho senão você vai ficar zarolha que nem um caranguejo!
– Mas, mãe, caranguejo nem tem cabelo...”
Assistindo tevê: “Mãaae, vem ver! É livre para todos os públicos... Ei, eu sou pública?”
Sobre a lógica: “Mãe, o meu tênis tá amarrado com laço italiano. (Hã?) É que o professor de educação física lá da escola morou na Itália e foi ele quem deu o laço...”
“– Helena, para de mexer a cabeça!
- Por quê?
- Porque fica mais fácil pentear seu cabelo!
- E por que você tem que gostar das coisas mais fáceis?”
Helena brincando de fazer mala pra viagem e a mãe comentando: “Ah, tá! Não tem nada de frio nessa bagagem!”. E ela, bem rápida: “Erde, mãe, já despachei!”
Ainda “viajando” : “Mãe, eu morava em Nova York e você em Londres. É longe. Eu não vou poder te visitar!”
– Mãe, você queria morar num ‘predifício’ bem alto?”
E no salão, a mãe deixa Helena pintar as unhas: “Mãe, que cor as noivas pintam?
– Hum, branco...
– E as rebeldes?”

Um comentário: